top of page

Dicas de Calçado

  • Foto do escritor: Marta Pires Podologista
    Marta Pires Podologista
  • 5 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Comprar o calçado ao final do dia

Durante o dia é natural que o membro inferior aumente de volume, pelo que comprar o calçado ao final do dia permitirá contemplar o edema (inchaço) natural do pé.


Experimentar o calçado antes de comprar

A numeração varia de acordo com o modelo e a fábrica, pelo que correrá o risco de estar a comprar um tamanho desajustado se comprar o calçado sem o experimentar.


Experimentar o calçado nos 2 pés

Apesar de muito semelhantes, os pés podem variar de tamanho (comprimento ou volume), pelo que é aconselhado experimentar os sapatos em ambos os pés para que tenha a certeza do ajuste certo.


Optar por calçado que respeite a morfologia dos dedos

É muito importante que os dedos tenham espaço para se movimentar no interior do calçado, por isso, deve deixar um espaço à frente do dedo mais comprido (nem sempre é o 1º dedo). Caso tenha deformações nos dedos (como os dedos em garra ou joanetes) deve ter em consideração o espaço necessário para os acomodar sem provocar dano.

ree

Ter pelo menos 2 pares de calçado

Alternar diariamente o sapato permite proteger o pé e articulações de pressões continuadas e por isso, previne lesões. Proporciona também tempo para evaporação da humidade e, dessa forma, previne ambientes propícios a fungos, vírus e bactérias.


Comprar calçado de acordo com a finalidade

Os diferentes tipos de calçado (sapatilhas, chinelos, sapatos…) apresentam características ajustadas à finalidade para os quais são construídos, por exemplo, se optar por usar um chinelo ou um sapato de tacão alto não irá, à partida, correr uma maratona.


Optar por solas antiderrapantes

As solas de borracha e antiderrapantes são uma boa estratégia para prevenir quedas e ao mesmo tempo amortecer o caminhar. Estes tipos de solas, apesar de serem uma boa opção para todos, são uma boa ferramenta para as pessoas mais experientes na vida.

ree

Usar meias

As meias devem ser usadas em todo o calçado fechado, porque elas além de promoverem o aquecimento do pé, protegem a pele das fricções do calçado.

Opte por meias de fibras naturais como o algodão e a lã, não esquecendo de lavar e trocar todos os dias.

 
 
 

Comentários


medis
Logo Medicare
Logo Future health care
acp
logo clube galp
livro-reclamacoes-

© 2025 por Marta Pires Podologista

bottom of page